Não tenho carteira de motorista, será que vai ser necessário ter uma se eu for ao Japão?
Traga sua carteira de motorista sem falta. Quem nasceu no Brasil, principalmente quem é de alguma cidade grande, provavelmente tem a ideia de que um páis de primeiro mundo como o Japão, com certeza é bem servido de transporte público. E isso, é uma coisa que realmente vai espantar muita gente. Se você pretende vir morar no Japão, seja a trabalho, estudo ou outro motivo qualquer, traga ou tire, se ainda não tiver, a sua carteira de motorista sem falta. Eu moro há 31 anos no Japão ( como a maioria que acompanha este blogo está careca de saber) e eu não conheço ninguém, neste tempo todo, seja brasileiro ou japonês que use apenas o transporte coletivo para se locomover no dia a dia.
Transporte coletivo
É claro que aqui existe transporte coletivo eficiente. Mas, eficiente não siginifica ser suficiente. Geralmente, os grandes centros comerciais, são bem servidos de transporte público. Mas, a grande maioria não mora nos grandes centros e para ir a alguma estação de trem ou metrô, é preciso de outro transporte intermediário. Como ônibus, outro trem, taxi, carro ou bicicleta. Minha filha quando estudava o ensino médio (koukousei), poderia pegar 2 trens e um ônibus e andar 10 minutos. Quando possível eu a levava de carro (20 minutos). Ou bicicleta (1 hora) o mais utilizado por ela. Nunca existiu nenhuma possibilidade de eu ir trabalhar usando transporte coletivo. E assim é para a grande maioria da população. O transporte coletivo no Japão é caro e escaço.
Carteira de Motorista do Brasil
O Brasil e signatário do tratado de Viena, enquanto o Japão do tratado de Genebra. Por isso, a carteira de motorista internacional do Brasil não é válida no Japão. Mas, não se preocupe. Traga sua carteira de motorista do Brasil válida, com mais de 90 dias de experiência em território brasileiro. Você vai conseguir facilmente, trocar por uma habilitação japonesa ( se diz gaimen kirikai). Veja bem, eu disse facilmente, porque também é possível tirar a carteira japonesa do zero. Mas, todo o processo demora algum tempo e sai bem caro. Se você for bem nos testes, vai gastar por volta de R$ 14.000. São dois testes teóricos (em português) de 50 e 100 questões que devem ter 90% de acerto. E dois testes praticos, pátio e rua.
Já usando a carteira do Brasil, haverá um teste de 10 questões em português, que deverá ter 70% de acerto e um teste de prático no pátio. O valor sai por volta de R$ 200 reais. Geralmente por desconhecer as normas de trânsito do Japão, a maioria nunca é aprovada na primeira vez. Lembrando que os gastos podem aumentar se você precisar levar um tradutor.
Não deixe de trazer sua carteira de motorista do Brasil.
Então, quer uma dica valiosa para você que vem morar no Japão? Traga sua carteira de motorista sem falta. Eu garanto que você vai me agradecer por essa dica. Eu conheço muitos conterrâneos, que se arrependeram amargamente por não ter tirado sua habilitação antes de vir. Muitos, gastaram fortunas para conseguir tirar a habilitação japonesa. Inclusive, alguns tiveram que voltar ao Brasil e passar mais de 6 meses para ter uma habilitação válida. Podendo dirigir e se locomover por conta própria, seus horizontes se ampliam consideravelmente.