A História de Issei Sagawa
Issei Sagawa, conhecido como o canibal de Kobe, nasceu em Kobe, Japão, em 26 de abril de 1949. Era de uma família considerada rica e influente. Sagawa nasceu prematuro, era pequeno e frágil, e os médicos disseram que talvez ele não sobrevivesse. Apesar disso, segundo ele mesmo, teve uma infância feliz e era amado e protegido pelos pais. Eles o criaram com muito amor e cercado pela natureza.
O Crime
Sagawa ficou conhecido mundialmente, porque em 11 de junho de 1981, enquanto estudava pós graduação em literatura na universidade Sorbonne em Paris, França, cometeu um dos crimes considerados mais pertubadores e controversos da história moderna. Sagawa matou, estuprou e comeu partes do corpo de sua colega de classe, Renée Hartevelt, uma holandesa de 25 anos.
O mais curioso, impressionante e vergonhoso dessa história, é que Sagawa nunca pagou por seu crime. Pior do que isso, viveu às custas do que essa história infame lhe proporcionou. Participou de programas de entrevistas, fez mangás, livros e filmes adultos se aproveitando da repercussão de seu crime. Sagawa nunca negou o crime que cometeu. Ao contrário, desde os primeiros momentos de sua prisão na França, impressionou os policiais pois contou tudo em detalhes. Inclusive, essa sua característica, foi ficando cada vez mais evidente com o passar do tempo. Sagawa escreveu e desenhou um mangá em que contava detalhadamente tudo o que fez com a vítima. Além disso, virou celebridade no Japão participando de programas de entrevistas e outras atividades na mídia. Também escreveu 20 livros em que a tônica era seu crime e suas obsessões.
Algumas publicações de Sagawa
Livre e impune
Parte da responsabilidade de Sagawa não ter sido punido, se deve a justiça francesa, e outra a habilidade e influência do pai de Sagawa. Seu pai contratou um dos melhores advogados da França que conseguiu que Sagawa fosse considerado mentalmente incapacitado e por isso não poderia ser resposabilizado por seus crimes. A justiça francesa, também não quis ser alvo da indignação popular por gastar dinheiro público para manter um criminoso hediondo de outro país. A justiça se satisfez apenas com uma garantia que Sagawa jamais retornaria à França e além disso, não enviou nenhuma documentação do caso para a justiça japonesa. Então, mesmo antes de inciar qualquer tratamento em clínica psquiátrica para criminosos, Sagawa foi deportado para o Japão.
Chegando em Narita, Tóquio, Sagawa não poderia ser preso, pois não havia nenhuma acusação contra ele segundo as leis japonesas e foi considerado apenas com transtorno de personalidade. A justiça até tentou acusá-lo de assassinato, mas as autoridades francesas se negaram a fornecer a documentação necessária para a acusação. Nesse momento também, seu pai mostrou habilidade para manipular a situação. Sabendo que haveria imprensa internacional e local por causa da repercursão do caso, não seria visto com bons olhos se Sagawa saisse andando livremente do aeroporto. Então, contratou uma ambulância e internou Sagawa em um clínica psiquiátrica particular. Poucos dias depois, Sagawa estava livre sem fazer nenhum tratamento e sem ser monitorado pela polícia.
Em 2013, 32 anos depois de seu crime, Sagawa teve um AVC e ficou aos cuidados de seu irmão mais novo, Jun Sagawa. Sagawa tinha dificuldades para se locomover e falar. Por fim, em 24 de novembro de 2022, aos 73 anos e mais de quatro décadas após seu crime, Issei Sagawa faleceu em virtude de uma pneumonia. Em seu funeral, participaram apenas seu irmão e alguns familiares. Sua história levanta muitas questões sobre justiça, moralidade e a natureza humana. Como uma pessoa que cometeu um crime tão hediondo, pôde escapar escapar das consequências, e de certa forma se tornar uma celebridade? Este caso continua a assombrar muitos até hoje, principalmente porque a vítima, Renée Hartevelt, nunca teve justiça. Pior do que isso, as imagens ultrajantes de seus assassinato continuam a ilustrar como um troféu, as obras nefandas de seu algoz.
Quem Foi Issei Sagawa
VICE – Entrevista Escrita com Issei Sagawa
Nesta entrevista, Sagawa conta muitos detalhes sobre seu crime. Leia a entrevista no Site Oficial do Vice.
*Se a entrevista não estiver em português, clique em traduzir na barra do navegador.
Para ler a entrevista clique: AQUI
Video Entrevista no Canal Oficial da VICE
Assista a entrevista no canal oficial da VICE em inglês/japonês e com legendas automáticas em português clicando na imagem acima ou AQUI
*Assista a essa mesma entrevista dublada em português, clicando no vídeo abaixo.
Entrevista Dublada
*ATENÇÂO *
Esta vídeo entrevista contém relatos e cenas extremamente perturbadores. Não é aconselhada sua visualização por crianças, ou pessoas sensíveis. Também não é aconselhada a sua visualização em lugares públicos. Se você se predispor a assistir, esteja ciente destas observações.